Retrospectiva 2019: recorde 14 atividades marcantes da Paróquia Santa Catarina

Ao longo do ano, as 11 comunidades realizaram ações, encontros e celebraram a Eucaristia

A Paróquia Santa Catarina, de Caxias do Sul, completou 65 anos de criação em 2019 e segue a missão de evangelizar, a partir de Jesus Cristo. Diversas atividades foram realizadas ao longo dos meses nas 11 comunidades, com o objetivo de reforçar as diretrizes da Igreja diocesana, de acolhida, formação e ação missionária.

Confira 14 momentos marcantes deste ano

1 – 17 de fevereiro | Acolhida da nova equipe sacerdotal – A Paróquia Santa Catarina celebrou no domingo, 17 de fevereiro, às 19h, a missa de acolhida da nova equipe sacerdotal. Na oportunidade, o padre Evair Ongaratto tomou posse como pároco; o padre Lucas Mazzochini, que já atuava há cinco meses junto às 11 comunidades, recebeu a nomeação de vigário paroquial e o padre Joni Bonato, que reside no Seminário Nossa Senhora Aparecida, também recebeu a nomeação para auxiliar nas atividades pastorais. Além da Paróquia Santa Catarina, a equipe sacerdotal também atende as seis comunidades da Paróquia Santa Maria do Belo Horizonte, de Cazuza Ferreira, interior de São Francisco de Paula. A missa de acolhida foi presidida presidida pelo vigário-geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira.

IMG_5875
Pe. Lucas Mazzochini, Pe. Evair Ongaratto e Pe. Joni Bonato

 

2 – 24 de fevereiro | Missa de Bênção das Mochilas –  Idealizada pelo Ministério para Crianças do Grupo de Oração São Francisco de Assis, a celebração de volta às aulas pede a Deus, por intercessão de Santa Catarina, as bênçãos sobre as crianças, adolescentes, jovens e acadêmicos, no início do ano letivo. Iniciada na Paróquia Santa Catarina, ano após ano, a Missa de Bênção das Mochilas ganha novas comunidades adeptas. Cidades como São Jorge, Bento Gonçalves e até Limeira, em São Paulo, também realizam a celebração. Crianças e adolescentes do Coral Nossa Senhora de Fátima, do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, se apresentaram ao final do encontro.

 

3 – 03 de março | Missa em Italiano – Realizada pela Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia, a celebração deu início ao mês de comemoração dos 65 anos da criação da Paróquia Santa Catarina, em 25 de março de 1954, e teve por objetivo recordar a presença e a cultura dos imigrantes italianos que colonizaram as terras da Serra Gaúcha há quase 144 anos e acolheu os visitantes da Festa da Uva 2019. Os ritos iniciais e a reflexão do Evangelho serão feitos na língua regional, o talian. Já as leituras e a Liturgia Eucarística, no italiano gramatical. As canções foram entoadas pelo Coral Stela Alpina. Os grupos e associações italianas que atuam em Caxias do Sul participaram da missa, entre elas a Associação Vêneta, o Circolo Trentino e a Associação Piccola Italia.

IMG_6403.JPG

 

4 – Quaresma 2019 | Manhãs de Oração – A Paróquia Santa Catarina realizou momentos diários de oração durante a Quaresma. De 07 de março até a Sexta-feira Santa, no dia 19 de abril, a igreja Santa Catarina esteve aberta diariamente das 06h30 às 07h, para que as pessoas pudessem realizar seu Retiro Quaresmal. Ao longo de 40 dias, os padres, grupos e pastorais que atuam na Paróquia organizaram os encontros de prece comunitária, inclusive aos sábados e domingos.

IMG_5806

 

5 – Março e abril de 2019 | Painéis da Campanha da Fraternidade – A Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul e a Paróquia Santa Catarina promoveram, nos meses de março e abril, quatro painéis sobre a Campanha da Fraternidade 2019, cuja temática chamou à reflexão sobre o acesso às políticas públicas. Foram tratados temas como as políticas públicas na superação da violência, as políticas públicas na saúde, na área cultural e, também para o público juvenil.

IMG_7057

 

6 – 24 de março | Missa em ação de graças pelos 65 anos da Paróquia Santa Catarina – A Paróquia Santa Catarina celebrou 65 anos de criação no domingo, 24 de março, com uma missa solene, presidida pelo então bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni. Foram convidados os ex-párocos e padres que marcaram a vida das 11 comunidades ao longo dessas seis décadas e meia. No final do encontro foi lançado o aplicativo para celulares, uma ferramenta que, dentre outras funcionalidades, irá possibilitar que os fiéis possam fazer a devolução do dízimo pela internet. A Paróquia Santa Catarina foi criada por dom Benedito Zorzi, em 25 de março de 1954.

IMG_7194.JPG

 

7 – 23 e 25 de abril | Apresentações do Festival de Música de Rua – Nos dias 23 e 25 de abril, a Paróquia recebeu dois espetáculos da oitava edição do Festival de Música de Rua. As apresentações integraram o programa Arte em Comunidade, lançado pela igreja local em janeiro de 2019, com o objetivo de aproximar a produção cultural de Caxias do Sul da comunidade. Na terça-feira, 23 de abril, aconteceu a apresentação do tenor Dirceu Pastori, acompanhado do pianista Paulo Johann. E na quinta-feira, 25, foram celebrados os 51 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Catarina, com as canções do Coro Juvenil do Moinho – UCS.

 

 

8 – Maio a novembro de 2019 | Celebrações nos Setores de grupos de famílias – Entre os meses de maio e novembro de 2019, a Paróquia Santa Catarina realizou as celebrações nos grupos de famílias. Ao todo, as 11 comunidades foram divididas em 54 setores, cujas referências são as Zeladoras e os Zeladores de Capelinha. Na projeção do ano de 2019, realizada no final de dezembro de 2018, todas as comunidades pediram a continuidade do projeto iniciado em 2014. De acordo com as lideranças, esse movimento de a Igreja ir até as famílias aproxima e cria laços de fraternidade.

IMG_0017.JPG

 

9 – Julho a setembro de 2019 | Crismas e Primeiras Eucaristias – Nos dias 06 e 07 de julho, a Paróquia Santa Catarina vivenciou a celebração da Crisma de mais de uma centena de jovens e adultos. Eles foram confirmados na fé pelo então bispo de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni e pelo vigário-geral, padre Leonardo Pereira, na igreja Santa Lúcia. De 03 a 24 de agosto, adolescentes e jovens de sete comunidades receberam Jesus na Eucaristia pela primeira vez. Além dessas celebrações, a Pastoral Catequética realizou outras atividades, como palestras, gincanas e encontros que visam motivar a pertença dos jovens à Igreja.

IMG_0513

 

10 – 16 a 18 de agosto | Festa das Capelinhas na matriz – Motivada pelo tema “Com Maria, batizados e enviados para anunciar a Boa Notícia às famílias”, a comunidade Santa Catarina celebrou, entre os dias 16 e 18 de agosto, a Festa das Capelinhas. No local, a veneração a Nossa Senhora teve início no princípio do século passado. Antes de ser dedicada a Santa Catarina de Alexandria, a capela teve como padroeira a Mãe das Dores. De igual forma, as Capelinhas que visitam, mensalmente, as casas, levam consigo a fé, a história e a esperança do povo do segundo maior bairro caxiense. Grande parte das comunidades da Paróquia também realiza esse festejo, que reúne centenas de pessoas nas celebrações e almoços de confraternização.

IMG_0879

 

11 – 08 de setembro | Acolhida e posse de dom José Gislon – No dia 08 de setembro, quando celebrou os 85 de sua criação, a diocese de Caxias do Sul teve a posse do seu quinto bispo diocesano. Dom José Gislon, OFMCap, anteriormente bispo de Erexim, foi acolhido na Catedral Diocesana Santa Teresa. Logo após a celebração, o jantar de confraternização foi realizado no Salão Paroquial Santa Catarina.

IMG_2319.JPG

 

12 – 29 de setembro | Chá dos Idosos da Pastoral da Pessoa Idosa – A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) da Paróquia Santa Catarina celebrou, no domingo, 29 de setembro, a Missa de Ação de Graças pela Vida. A ação, realizada na comunidade Santa Lúcia, comemorou o Dia Mundial do Idoso. Logo depois da missa, no salão da comunidade, foi realizada uma confraternização, com chá, biscoitos, além de um kit de doces e salgados. Na Paróquia Santa Catarina, a PPI conta com dezenas de líderes que visitam, mensalmente, os idosos das 11 comunidades e levam a alegria e o cuidado da Igreja aos enfermos.

Missa da PPI em 2018 - Foto Felipe Padilha

 

13 – 04 de outubro | Bênção aos animais –A Paróquia Santa Catarina realizou, no dia 04 de outubro, dia em que a Igreja celebrou a memória de São Francisco de Assis, padroeiro da ecologia, a bênção aos animais. O ato será foi realizado junto ao capitel, pequeno oratório dedicado ao santo, no pátio da igreja Santa Catarina.

WhatsApp Image 2019-10-04 at 15.18.05

 

14 – 24 de novembro | Festa de Santa Catarina – Centenas de pessoas participaram das diversas celebrações da Festa de Santa Catarina, promovida pela paróquia de mesmo nome, em Caxias do Sul. As atividades iniciaram na quarta-feira, dia 20, e tiveram seu ponto alto no domingo, 24 de novembro. Em 2019, inspirados pelo lema “Com Santa Catarina, somos batizados e enviados para viver em comunidade”, os festejos buscaram reforçar a participação comunitária como forma de incentivar o engajamento das 11 comunidades.

Festa de Santa Catarina - Felipe Padilha 1

 

Queremos agradecer a todas as lideranças, grupos, serviços, pastorais e movimentos da Paróquia Santa Catarina, com suas 11 comunidades. Que o bom Deus seja luz para todos e que 2020 seja ainda mais proveitoso. Contamos com a presença e a participação de todos nas atividades do próximo ano.

Feliz 2020!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s