Missa, encenação e confraternização acontecem no próximo domingo, 15 de dezembro, na rua Alberto Alves
Chega o tempo do Advento e os moradores da rua Alberto Alves, na comunidade Santa Lúcia, enfeitam um terreno com pinheirinhos, luzinhas e presépios. Nesse local, há 16 anos, acontece a celebração do Natal na Rua. A atividade consiste num encontro de famílias que no domingo à tardinha partilham chimarrão, alimentos e fortalecem os vínculos de amizade. Neste domingo, 15 de dezembro, às 19h, será celebrada a missa campal, num altar montado próximo às residências.
A rua já está decorada com presépios, árvores de Natal e outros enfeites concebidos a partir de materiais recicláveis. De acordo com uma das organizadoras, Seloni Fochezatto, o encontro reúne famílias de diversos bairros caxienses e cidades da região. “A grande motivação é reunir as famílias, ficar juntos, esquecer o corre-corre do dia a dia”, comenta. Ela revela, ainda, que a grande peculiaridade da iniciativa é que as pessoas não se preocupam em ir embora. “As pessoas chegam antes, trazem pratos para confraternizar e ficam conversando sem pressa de ir embora.”
A organização pede que os participantes levem velas, que serão utilizadas para iluminar o local, nesse momento de oração, além de um prato de doce ou salgado para ser partilhado na confraternização.
Pioneira na cidade, a celebração também quer servir de modelo para que outras comunidades adotem formas diferentes de celebrar a vida e o Natal. “Quando começamos, não pensávamos que a proporção seria tão grande”, comenta.
A rua Alberto Alves fica a 500 metros da rua Jacob Luchesi. Ao passar pela igreja Santa Lúcia, os participantes devem acessar a segunda via à esquerda e seguirem por quatro quarteirões. Ao percorrer esse caminho, logo será avistado o espaço da celebração.