Os três passos quaresmais e o bem comum

A Quaresma é uma caminhada de conversão que necessita de desprendimento; no Brasil, a Campanha da Fraternidade chama a pensar nas Políticas Públicas

Os três passos quaresmais: Jesus propõe três atitudes quaresmais; três práticas quaresmais a se realizar no decorrer da Quaresma: a esmola, a oração e o jejum. Cada uma destas práticas conduzem ao encontro de Deus.

O passo da esmola é aquele que abre os olhos para ver as necessidades do outro e ir ao seu socorro; é o passo da fraternidade.

O passo da oração é aquele de dedicar tempo para estar com Deus; é o passo para silenciosamente entrar na intimidade de Deus e permitir que Deus entre em nossa intimidade pessoal.

O passo do jejum é aquele que favorece em nós a consciência do que é essencial para viver; é o passo que favorece a importância do essencial na existência.

Todos estes passos indicam uma nova arte de viver, marcada pela partilha, pelo silêncio e pelo domínio de si. O mundo diz não, mas a espiritualidade da Quaresma revela nestes passos o segredo da alegria interior, que se transforma em paz, porque promove o encontro com Deus.

 

Texto de padre Evair Ongaratto, pároco das Paróquias Santa Catarina de Caxias do Sul e Santa Maria do Belo Horizonte, em Cazuza Ferreira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s