A Quaresma é uma caminhada de conversão que necessita de desprendimento; no Brasil, a Campanha da Fraternidade chama a pensar nas Políticas Públicas
Os três passos quaresmais: Jesus propõe três atitudes quaresmais; três práticas quaresmais a se realizar no decorrer da Quaresma: a esmola, a oração e o jejum. Cada uma destas práticas conduzem ao encontro de Deus.
O passo da esmola é aquele que abre os olhos para ver as necessidades do outro e ir ao seu socorro; é o passo da fraternidade.
O passo da oração é aquele de dedicar tempo para estar com Deus; é o passo para silenciosamente entrar na intimidade de Deus e permitir que Deus entre em nossa intimidade pessoal.
O passo do jejum é aquele que favorece em nós a consciência do que é essencial para viver; é o passo que favorece a importância do essencial na existência.
Todos estes passos indicam uma nova arte de viver, marcada pela partilha, pelo silêncio e pelo domínio de si. O mundo diz não, mas a espiritualidade da Quaresma revela nestes passos o segredo da alegria interior, que se transforma em paz, porque promove o encontro com Deus.
Texto de padre Evair Ongaratto, pároco das Paróquias Santa Catarina de Caxias do Sul e Santa Maria do Belo Horizonte, em Cazuza Ferreira.