Atividades visam conscientizar leigos das paróquias de Caxias do Sul sobre a importância da Campanha da Fraternidade
A Coordenação de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul e a Paróquia Santa Catarina irão promover, nos meses de março e abril, quatro painéis sobre a Campanha da Fraternidade 2019, cuja temática chama à reflexão sobre o acesso às políticas públicas. O primeiro encontro está marcado para a próxima terça-feira, 12 de março, e irá tratar das políticas públicas na superação da violência.
Esta primeira mesa-redonda terá a presença do juiz da justiça restaurativa, Leoberto Brancher; o facilitador de círculos de construção de paz, Alceu Lima; e, o coordenador da Pastoral Carcerária da Diocese de Caxias do Sul, Fernando Marca. A mediação será do jornalista Tales Armiliato. O encontro terá início às 20h, nas salas de catequese da Paróquia Santa Catarina e será a primeira atividade do projeto Círculos da Paz em 2019.
No dia 19 de março está previsto painel sobre as políticas públicas na área da saúde; as políticas culturais serão alvo de debate em 02 de abril e o ciclo de formações será finalizado na semana seguinte, em 09 de abril, com a mesa-redonda sobre as políticas públicas para a juventude. Os encontros são abertos às lideranças, padres, professores e cristãos em geral.
De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral e vigário da Paróquia Santa Catarina, padre Joni Bonato, a iniciativa quer deixar de lado o debate partidário e levar a reflexão para algo mais profundo: o bem comum. “A Igreja do Brasil percebeu esse tema como algo urgente, ou seja, nós cristãos, precisamos nos dar conta que a vida do nosso país passa pelas nossas mãos, pela nossa participação e nossa preocupação com o bem de todos”, salienta.
A Campanha da Fraternidade 2019, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta Quarta-feira de Cinzas, tem como tema: Fraternidade e Políticas Públicas e o lema é retirado do livro do profeta Isaías “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Ela se estende por todo o ano, mas suas atividades se concentram ao longo da Quaresma, caminhada da Igreja para a Páscoa.
Os encontros terão entrada franca e também serão transmitidos ao vivo por meio da página da Paróquia Santa Catarina no Facebook.