Dia de abençoar as velas? Entenda o significado

IMG_1574.JPGFevereiro é um mês cheio de atividades litúrgicas. Já em seu início, no dia 02, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor no Templo. No dia 03, a memória de São Brás, bispo e mártir, invocado como padroeiro contra os males da garganta.

Sempre, quando iniciamos o segundo mês do ano, as celebrações possuem um momento tão belo e significativo: além da bênção da garganta por intercessão de São Brás, há a bênção das velas. Mas, por que abençoamos as velas?

Juntamente com a Festa da Apresentação do Senhor e da Purificação de Maria (a purificação da mulher, pós parto, acontecia 40 dias após o nascimento do bebê menino), a Igreja celebra, no mundo todo, a Festa de Nossa Senhora da Candelária, da Luz, das Candeias, do Bom Sucesso, da Purificação e dos Navegantes.

Tendo presente a realidade de Maria, mãe pura e bela, mãe da verdadeira Luz, é um costume antiguíssimo da Igreja, que sejam abençoadas as velas e que elas sejam distribuídas ao povo.

Qual o significado da vela? Retomando o texto de Mateus, no capítulo 5, em que Jesus proclama que seus seguidores são o sal da terra e a luz do mundo, Ele recorda que o sal tem a função de dar gosto e a vela, de iluminar, de dissipar as trevas. A vela, juntamente com o sal, com água benta, com o crucifixo, o escapulário e demais costumes da piedade popular, como a via-sacra, são o chamados “SACRAMENTAIS”.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que os Sacramentais, por sua vez, “sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos sacramentos  e santificar as diferentes circunstâncias da vida” (CIC n. 1677).

São João Paulo II dizia, em uma de suas homilias: “Hoje também nós, com as velas acesas, vamos ao encontro d’Aquele que é “a Luz do mundo” e acolhemo-l’O na sua Igreja com todo o impulso da nossa fé batismal.”

Portanto, as velas abençoadas no dia 02 de fevereiro, têm um caráter de história, mas também de fé.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s