Mais de 200 crianças receberam o Batismo na Paróquia Santa Catarina, em 2018

Somente na matriz foram realizadas 11 celebrações, com média de 15 novos cristãos a cada mês

A sensibilidade humana se curva quando uma criança ou um bebê se aproxima. Deus enviou o seu Filho ao mundo e Jesus se encarnou com a fragilidade de um recém-nascido. Na Igreja Católica, iniciada por Cristo há quase dois milênios, não é diferente: a iniciação cristã quer colocar no coração dos pequenos e de suas famílias que todos têm a missão de viver a prática da fé, da esperança e da caridade.

O primeiro rito da Iniciação à Vida Cristã é o Batismo, momento em que cada batizado é admitido como membro de uma comunidade-Igreja. Por isso, a celebração desse Sacramento é especial e deve ser assim tratada pelas famílias. Nesse sentido, a Paróquia Santa Catarina, conhecida como “lugar da acolhida e da paz”, recebeu 208 novos cristãos durante o ano de 2018.

Para o ano de 2019 estão previstas celebrações de fevereiro a dezembro, no 4º domingo de cada mês, às 10h30, na igreja Santa Catarina. Os pais e/ou responsáveis pelas crianças, devem fazer a inscrição na secretaria paroquial durante a semana, em horário comercial ou aos sábados pela manhã. É necessário apresentar a certidão de nascimento da criança, o nome do casal de padrinhos e o comprovante de dizimista. Caso a família faça a opção por não participar do Dízimo é cobrada uma taxa no valor de R$ 60.

Um curso de preparação é realizado no sábado que antecede o Sacramento do Batismo, às 14h30. A formação é assessorada por uma equipe da Pastoral do Batismo, na qual a presença das famílias dos novos cristãos se faz obrigatória. Nas demais comunidades da Paróquia, para a realização dos Batizados, os pais e/ou responsáveis, deverão fazer contato com a coordenação local.

De acordo com o pároco, padre Renato Ariotti, o número de 208 crianças batizadas é expressivo. No entanto, ele ressalta a necessidade da pertença das famílias às comunidades onde foi realizado o Sacramento do Batismo. “Eu sempre faço essa pergunta aos pais: foram vocês que trouxeram essas pessoas para a Igreja, hoje? Muitas vezes, as pessoas só vêm para a missa porque tem que batizar a criança. É um desafio para nós, enquanto Igreja, sermos mais acolhedores e acompanharmos essas famílias para que elas se sintam parte e vivam uma relação de fé com a Igreja e tragam as crianças para as celebrações”, salienta.

Na diocese de Caxias do Sul, 2019 é o Ano do Batismo. Com o tema “Batizados e enviados”, a Igreja local deve lançar um novo método de ação da Pastoral do Batismo. A apresentação do material impresso está programada para o dia 20 de abril, durante a celebração do Sábado de Aleluia.

A Paróquia Santa Catarina está localizada na rua Matteo Gianella, 1292, no bairro de mesmo nome. Mais informações podem ser obtidas na secretaria paroquial, pelo fone (54) 3211-3510.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s