O cristão não pode ter medo do futuro

Por dom Alessandro Ruffinoni
Bispo diocesano de Caxias do Sul

Estimado povo de Deus da Diocese de Caxias do Sul: Como Pastor desta Diocese e preocupado com o bem da nossa gente e do nosso País permito-me de escrever algumas linhas de orientação para que todos sintam a sua responsabilidade, neste momento, para com a nossa Pátria.

Estão chegando as eleições e muita gente nos questiona para que o Bispo diga algo, oriente, faça uma nota, diga como e em quem devemos votar. Antes de mais nada, recordo que a CNBB Nacional e muitos outros Bispos já emitiram notas e orientações. Basta procurar na internet e pesquisar.

Não quero aqui repetir o que já foi dito. Mas sim quero dizer umas palavras que me brotam no coração neste momento vendo tantas coisas erradas, tanto sofrimento, tanta incerteza. Parece-me ouvir o Jesus que dizia: “tenho compaixão deste povo que parece como ovelhas sem pastor”. Porém não quero falar como se quisesse ensinar a alguém que não sabe nada ou que está por fora do assunto. Estamos no ano do Laicato. Sabemos que a vocação do leigo é ser cristão no mundo.

Um grande desafio hoje para os nossos leigos é a vida pública. Leigo comprometido não é só aquele que trabalha nas obras da Igreja, mas também aquele que se compromete na vida política. Não é o pastor que deve dizer ao leigo o que fazer e dizer no mundo social e político. Ele sabe tanto e melhor que nós. Como pastor, unido ao meu povo, devo promover a caridade e a fraternidade, o desejo do bem, da verdade e da justiça. A nossa alegria de pastores, de pais e de adultos, consiste em ajudar, para que a corrupção
não se aninhe em nós e nos corações de nossos jovens.

O cristão não pode ter medo do futuro. Quem guia a história da humanidade é Deus. É Ele que está no comando da história da humanidade. Mas Ele quer a nossa ajuda. Arregacemos então as mangas e comecemos, já com estas eleições, a escolher bem os nossos representantes.

E me permitam algumas dicas:

1. Não acredite em tudo o que é colocado nas redes sociais. Cuide das falsas notícias.
2. Vote com consciência, pensando no bem de todos.
3. Apoie o candidato com valores cristãos.
4. Apoie quem defende a vida, e é comprometido com a causa dos mais necessitados.
5. Vote em quem inspira confiança e credibilidade e que respeita os seus adversários.

A todos o meu abraço e a minha prece.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s