“O melhor meio para comunicar é a nossa vida”, destaca padre Renato

Sacerdote que atua com os meios de comunicação há mais de 30 anos, fala sobre a importância da Pascom

“A comunicação é algo que faz parte do ser Igreja”, assim resume o padre Renato Ariotti, que atua nesse meio há mais de 30 anos. O sacerdote, que atualmente é pároco da Paróquia Santa Catarina, em Caxias do Sul – RS, salienta a necessidade de formar novas lideranças nas comunidades da diocese para que a evangelização se torne mais eficaz.

De acordo com Ariotti, a Igreja tem a missão de propagar a Boa-Nova do Evangelho. “A gente não se comunica a si mesmos, nós somos instrumentos que comunicam a vida de Jesus, através do nosso testemunho”, salienta.

Nesse sentido, o sacerdote é grande incentivador de diversos projetos que a Paróquia Santa Catarina desenvolve no campo da comunicação. Entre as ações está a Comunicare – Escola de Formação para Comunicadores Católicos, que será realizada em três sábados (dias 15, 22 e 29 de setembro, das 08h às 11h). “Algo muito importante é a gente ir se formando dentro desse espírito, utilizando os meios que existem, sendo que o melhor meio para comunicar é a nossa vida”, avalia.

Sobre a importância da Pastoral da Comunicação (Pascom), Ariotti revela sua admiração pelo trabalho realizado em equipe. A saber: na Paróquia Santa Catarina, esse serviço é coordenado pelo jornalista Felipe Padilha e conta com a colaboração de leigos nas 11 comunidades que compõem a estrutura paroquial. “É muito importante que não seja uma pessoa sozinha, mas uma equipe, até porque comunicar, na Igreja, é propagar notícias e mensagens de valorização da vida”, finaliza.


Comunicare – Escola de Formação para Comunicadores Católicos

Promovida pela Paróquia Santa Catarina, a formação é destinada a padres, religiosos, religiosas, seminaristas, catequistas, professores, ministros, equipes de liturgia, cantos e demais cristãos católicos interessados na temática da comunicação.

Estão previstos três encontros de formação, de três horas cada, e uma celebração de envio com a entrega dos certificados de conclusão, totalizando 10h/aula.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

15/09 – Sábado
8h às 11h – Espiritualidade do comunicador | A importância da Pastoral da Comunicação | Teologia da Comunicação

22/09 – Sábado
8h às 11h – Técnicas de redação para redes sociais e demais plataformas

29/09 – Sábado
8h às 11h – Técnicas de fotografia com o celular e edição | Técnicas de relacionamento com a imprensa

07/10 – Domingo
19h – Santa Missa de encerramento da Comunicare com a entrega dos certificados para quem atingir 70% de presença (7h) e a bênção de envio

Todos os encontros e a celebração serão realizados na comunidade Santa Catarina, em Caxias do Sul – RS.

Investimento: R$ 20

Inscrições: https://goo.gl/forms/BPq4EhL7a87bfVO82

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s