Vocação à serviço dos irmãos

Vocação-um-desafio-de-amor.jpg

Não existe vocação cristã sem alegria e serviço com gratuidade. Todo cristão é vocacionado à doação de sua vida, dons e tempo em prol do bem e do amor ao próximo. Conforme dizia um grande e recente santo da Igreja, São João Bosco: “Deus nos colocou no mundo para os outros”, esta frase resume de forma bastante clara e objetiva a principal missão que temos no mundo, por meio de nossa vocação, seja ela qual for: servir a Deus nas outras pessoas.
De fato se aqui estamos não é simplesmente por nós mesmos ou para suprir apenas o nosso ego e nossas vontades, muitas vezes mesquinhas. Passamos pelo mundo com um propósito e só seremos verdadeiramente felizes se o cumprirmos. Fomos criados por Deus e para as coisas Dele, assim aprendemos por meio dos ensinamentos da Sagrada Escritura. Passamos pelo mundo, para sermos sinal e instrumento de salvação para as outras pessoas.

Pego um exemplo prático, entre tantos que há hoje. Diariamente somos bombardeados de notícias e situações não tão boas, basta acessarmos algum meio de comunicação e logo veremos um verdadeiro festival de egoísmo e de barbáries, me questiono o motivo disso tudo. Não seria o principal fato de que hoje muitas são as pessoas que querem apenas ser servidas e já não querem mais servir as outras? Não sei bem ao certo, mas tudo indica que é por aí… Não caiamos nesta armadilha que somente nos faz mal!
Seguidamente o Papa Francisco nos tem falado que o maior apelo para quem se diz cristão hoje é o de “sair de si mesmo” e ir ao encontro das pessoas, principalmente aquelas que mais precisam. Talvez a única solução que há para o nosso mundo, com suas situações tão complicadas, onde reina o desamor e o narcisismo é exatamente essa atitude que nos pede nosso querido e exemplar papa.

Que neste mês vocacional, possamos olhar ainda mais para Jesus Cristo, que se fez humilde e serviu à humanidade com alegria e gratuidade e nos ensinou que também entre nós deve ser assim. É em Jesus que devemos descobrir o maior exemplo para vivermos a nossa vocação, seja ela qual for.

É em Jesus e em seus ensinamentos que precisamos colocar nossa esperança e confiar nossa vida, somente assim seremos verdadeiramente felizes, como desejamos ardentemente no íntimo de nosso coração. Somente assim viveremos honestamente nossa vocação. Um abençoado mês vocacional a você irmão (ã) leitor (a)!

Paz e bem!

 

frei-cristian

 

Cristian Martins Almeida é frei noviço na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap.), membro da Província Sagrado Coração de Jesus do Rio Grande do Sul.

Natural de Caxias do Sul -RS,  Paróquia Santa Fé.

Atualmente vive a experiência do ano de noviciado no Convento São Boaventura, em Marau – RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s