Dízimo, eu também participo

countries-with-best-quality-education-according-to-expats.jpgA Diocese de Caxias, já há alguns anos, escolheu o mês de julho como o “Mês do Dízimo”, com o objetivo de aprofundar a reflexão e a vivência desta prática que manifesta fé e pertença à Igreja Católica.

O dízimo é uma maneira de dizer “muito obrigado’ a Deus por tudo o que Ele nos dá. É uma resposta ao seu infinito amor. O dízimo está presente desde o início da história do Povo de Deus. É bíblico. A palavra dízimo significa 10% (dez por cento) dos rendimentos.

Diante da realidade brasileira, os bispos sugerem que os católicos ofereçam pelo menos 1% (um por cento) dos rendimentos mensais da família. Porém o dízimo não pode ser
visto como uma taxa, nem imposto ou tarifa. É uma contribuição livre e consciente, oferecida com sinceridade, generosidade e gratidão a Deus.

Não se paga o dízimo, mas se devolve o dízimo. O dízimo pode ser entendido através de três dimensões:
a) Religiosa: para a manutenção do templo, compra de materiais litúrgicos, vestes litúrgicas, salários, côngruas, gastos com veículos, manutenção, combustível e outras despesas.
b) Social: auxilio na promoção humana especialmente em relação aos mais pobres, doentes, crianças e idosos.
c) Missionária: auxílio na formação de lideranças, realização de cursos, retiros, ajuda aos seminários e a outros investimentos em evangelização.

É importante que o dizimista acompanhe os investimentos que são feitos na comunidade, pois a comunidade é a continuação da própria família.

O Dízimo é administrado por uma Equipe que unida ao seu padre e ao Conselho Comunitário, procura canalizar e animar esta Pastoral.

Que neste mês de julho, nas comunidades se possa conversar sobre esta Pastoral e nos dedicar mais na ajuda, colaboração e participação. Que o dízimo seja um “obrigado” que brota generoso, de quem tem fé em Jesus Cristo. Que a oferta do dízimo seja feita com alegria e com amor.

Obrigado Senhor por todos os dons. Neste mês vamos refletir, conhecer e participar ainda mais do Dízimo da comunidade.
(Pastoral do Dízimo da Diocese de Caxias do Sul)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s