A fé sem obras de nada vale

frio gaucho

Estamos vivenciando o inverno. Na região Sul a marca deste tempo são os dias gelados, principalmente no período da manhã com a geada. Quando o dia amanhece de tal forma, não podemos negar, fica um pouco mais difícil para levantar de nossa cama quente. O frio acaba fazendo com que nosso corpo queira continuar aquecido sob os cobertores. Assim que nos levantamos, logo tratamos de nos agasalhar bastante, para não apanharmos um resfriado e combatermos o frio, que não nos faz bem. Uma coisa quero refletir contigo neste mês. Nós ainda temos com o que nos aquecer quando faz frio, e aqueles que nada ou pouco têm?

Cristão é aquele ser humano que é seguidor de Jesus Cristo. E seguir a Jesus Cristo consiste em buscar sempre configurar nossa vida a vida Dele, em pensamento e ações. A pergunta é: estamos de fato com Jesus Cristo, estamos ao Seu lado na missão da construirmos juntos o Reino de Deus? A resposta encontramos na Bíblia: “O critério para saber se estamos com Jesus é este: quem diz que permanece nele, deve também proceder como ele procedeu.” (1Jo 2, 5-6)

Para compreendermos melhor, voltemos ao exemplo que dei acima: as pessoas que sofrem com o frio do inverno. Qual nossa atitude em relação a esta situação? Procuramos ajudá-las ou as desprezamos, agindo de maneira indiferente com elas? Já nos perguntamos alguma vez: “o que Jesus faria em meu lugar?”. Existem muitas campanhas para arrecadação de roupas e cobertores que ajudam a resolver um pouco esta situação em que se encontram nossos irmãos e irmãs, situação que é nada mais o resultado do sistema descartável, conforme acena o Papa Francisco, em que vivemos atualmente no mundo.

A nossa fé só nos salva e é válida se for traduzida em obras, caso contrário ela é morta e de nada vale. (c.f. Tg 2, 14-26) Há tantas realidades ao nosso alcance que precisam e podem ser mudadas por meio de nossa fé e do nosso seguimento a Jesus Cristo. Cristão de verdade é sinal de vida e esperança na sociedade. Que possamos olhar sempre mais com compaixão para todas estas situações e viver nossa vocação cristã como solução para tais desafios. É isto que Deus quer de nós.  Bênçãos e muita fé, com boas obras, a ti, irmão (ã) leitor (a). Paz e bem!

 

frei-cristian

 

Cristian Martins Almeida é frei noviço na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap.), membro da Província Sagrado Coração de Jesus do Rio Grande do Sul.

Natural de Caxias do Sul -RS,  Paróquia Santa Fé.

Atualmente vive a experiência do ano de noviciado no Convento São Boaventura, em Marau – RS.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s