Paróquia promove formação sobre Campanha da Fraternidade 2017

2121cartaz_campanha_da_fraternidade_2017_cf2017A Paróquia Santa Catarina irá promover, na quinta-feira, 02 de março, um encontro de formação acerca do tema da Campanha da Fraternidade 2017. A partir das 19h30, o pesquisador Ivo Poletto estará no Salão Paroquial para dinamizar a questão ambiental a partir dos seis biomas brasileiros, eixo motivador da CF. O mote que direciona a ação neste ano gira em torno da “fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.

Todos os anos, no tempo da Quaresma, que se estende da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão, como itinerário do cultivo e do cuidado comunitário e social. Além do tema, o lema bíblico foi retirado do Livro do Gênesis. “Cultivar e guardar a criação.” (Gn 2, 15).

A Campanha tem o objetivo de cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. Durante o ano, sobretudo no período da Quaresma, a Igreja é convidada a refletir, discutir, propor e vivenciar alternativas de cuidado com o meio ambiente, além de promover a dignidade humana.

Nesse sentido, a formação promovida pela Paróquia Santa Catarina quer subsidiar professores, catequistas, religiosos, padres e leigos, além de lideranças comunitárias, na correta compreensão do tema, que está relacionado à encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’. Assim, com pleno entendimento, será mais fácil a vivência do que propõe a Campanha.

O pároco da Paróquia Santa Catarina, padre Renato Ariotti, convida a comunidade caxiense a vivenciar esse momento na perspectiva do cuidado. “Precisamos cuidar da vida, desde a separação do lixo em casa até a preservação das nossas matas. Por isso, até para conseguirmos dinamizar o tema nos espaços onde estivermos, pensamos em trazer o pesquisador Ivo Poletto, que é estudioso do assunto. A entrada é franca e todos serão acolhidos com muita alegria”, comenta o padre.

escolha3WEB.jpg

 

Ivo Poletto é filósofo, teólogo, educador popular e assessor de pastorais e movimentos sociais. Trabalhou durante os dois primeiros anos do governo Lula como assessor do Programa Fome Zero e foi o primeiro secretário-executivo da Comissão Pastoral da Terra – CPT. É autor de, entre outros, Brasil, oportunidades perdidas – Meus dois anos no governo Lula (Rio de Janeiro: Garamond, 2005).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s