Ano-novo: gratidão, paixão e esperança

121844_Papel-de-Parede-Fogos-vermelhos_1920x1200.png

Ao chegarmos ao final de mais um ano uma atitude é fundamental: gratidão. Ser grato talvez seja uma das maiores virtudes que podemos cultivar em nossos dias. Os tempos são de verdadeira insatisfação, muitas reclamações. É interessante notar, há uma facilidade em apontar erros e ressaltar aquilo que não deu certo, enquanto há dificuldade em se perceber os acertos, as belezas da vida. Portanto, ao encerrar o ano de 2016, olhemos com gratidão a tudo o que nos foi possível viver, principalmente tenhamos gratidão pelas boas experiências que tivemos, se possível façamos memória delas. Gratidão também, pelas pessoas que fizeram parte de nossa história nos últimos 366 dias e se for necessário olhar para as situações não tão boas, olhemos com a intenção de tirar de tudo isto um bom aprendizado para nossa vida.

Ao vivenciarmos o momento que chamamos de “virada de ano”, ou seja, o término de 2016 e o início de 2017, façamos isto com profunda paixão. Empenhemo-nos em viver este momento com amor, com intensidade e, se for possível, não o façamos sozinhos, mas na presença de alguma pessoa que nos ama e a quem amamos, algum familiar, amigo(a). Celebrar este recomeço, este renascer, enfim, esta data com paixão, com entusiasmo, com alegria no coração é também fundamental nestes tempos onde já não se vive mais intensa e plenamente nenhuma experiência, nenhum momento.

E por fim, é preciso olhar para o ano-novo, 2017, com esperança. Esperança esta que nos faz sonhar e construir um mundo melhor. Esperança que não nos deixa indiferentes com as situações, não nos deixa ficar parados, sentados esperando tudo se resolver e acontecer por si. Esperança que nos motiva a colocar “mãos à obra”, como se costuma dizer. Precisamos iniciar e viver este novo ano sendo participantes e atuantes da construção de uma sociedade mais humana, digna, justa, fraterna e de bondade, como bem sei que todos almejamos. Comecemos e vivamos, portanto, querido irmão e querida irmã, este ano de 2017 com esta esperança: tudo dará certo, nossos sonhos se tornarão realidade, na medida em que nós fizermos nossa parte, pois as grandes mudanças sempre começam nos menores e corriqueiros gestos de nosso cotidiano. O ano será melhor, será novo, será bom, a partir do momento que decidirmos que ele seja assim, por meio de atitudes concretas.

Desejo a ti, que lê este artigo, um ano-novo repleto de muita esperança, paixão e gratidão em cada momento. Que a luz do dom da fé, que brota do coração de Deus e habita em nosso ser, sustente teus passos a cada dia na construção de um ano novo muito melhor.

Paz e bem!

Frei Cristian.jpg

 

Cristian Martins Almeida é frei noviço na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap.), membro da Província Sagrado Coração de Jesus do Rio Grande do Sul.

Natural de Caxias do Sul -RS,  Paróquia Santa Fé.

Atualmente vive a experiência do ano de noviciado no Convento São Boaventura, em Marau – RS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s