Paróquia tem Presépio Solidário

 

IMG_2047.JPG

A chegada do final de ano é o término de um ciclo. Para alguns, as festividades de Natal e fim de ano são momentos especiais para desacelerar o ritmo do dia a dia e realinhar as prioridades para os próximos 365 dias. Para outros, é um tempo de carência. Diante da crise político-econômica que se instalou no Brasil, milhões de cidadão não têm mais a possibilidade de ganhar o pão de cada dia.

O Papa Francisco, na bula de proclamação do Ano da Misericórdia, encerrado recentemente, diz que Jesus é o rosto da misericórdia do Pai. Ademais, uma das Obras de Misericórdia incentivadas pelo Pontífice é dar de comer aos que padecem de fome. Criança é sinônimo de esperança. Muitos, certamente, esperam que o Natal lhes traga a possibilidade de sustentar suas famílias de forma digna.

Pensando nisso, e na realidade do Mutirão da Solidariedade da Paróquia Santa Catarina, que atende mais de 80 famílias por mês, o Advento deste ano proporciona uma reflexão especial. Na igreja Santa Catarina, o nicho que expõe as imagens do nascimento de Cristo foi batizado de Presépio Solidário. No local, que está decorado com pacotes de macarrão, arroz, feijão e garrafas de óleo de cozinha, os fiéis que participarem das celebrações no templo poderão depositar alimentos não-perecíveis.

Além disso, podem ser depositadas caixinhas de bombom, balas e brinquedos que irão fazer a alegria das crianças atendidas pela Paróquia, numa festa que será realizada no sábado 17 de dezembro. O pároco da Paróquia Santa Catarina, padre Renato Ariotti, lembra da importância da solidariedade. “Jesus nos ensina a olhar cada vez mais para quem é menos favorecido. Tantos chegam diariamente na Casa Paroquial e pedem alimentos. Querem sustentar sua família. Somos desafiados pelo Papa Francisco e por Jesus a sermos misericordiosos e solidários. O Menino Deus está chegando e Ele quer um presente: o nosso coração. Uma das formas de preparação ao Natal é a solidariedade”, pontua.

Os meses de janeiro e fevereiro contemplam o período de férias da população e a quantidade de doações diminui consideravelmente. No entanto, as famílias contam com essa ajuda da Igreja para poderem continuar na busca por melhores condições de vida. Além de ajudar as famílias com cestas básicas, a Paróquia mantém um convênio com a Associação de Moradores do Bairro Santa Catarina (Amob) e com a Fundação de Assistência Social (FAS), que oferece assistência jurídica.

As doações podem ser feitas durante as celebrações, nas quartas-feiras, às 18h30; nas sextas-feiras, às 16h; nos sábados, às 18h e aos domingos, às 9h e 19h. A tradicional Missa do Galo, na igreja Santa Catarina, será celebrada no sábado 24 de dezembro, às 20h. Além disso, durante a semana, na Secretaria Paroquial há a possibilidade de entregar doações.

Contatos para mais informações, na secretaria paroquial, pelo fone (54) 3211-3510.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s