No domingo 11 de dezembro, a Igreja do Brasil irá concluir a Campanha para a Evangelização (CE). No mesmo dia, o terceiro domingo do Advento, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe uma coleta a ser feita em todas as comunidades católicas do país. A iniciativa tem o objetivo de despertar discípulos missionários para o compromisso evangelizador e para a responsabilidade da sustentação das atividades pastorais.
Criada em 1997 e iniciada no ano seguinte, a Campanha favorece a vivência do tempo litúrgico do Advento e mobiliza a destinação de recursos aos trabalhos missionários do Brasil. Nos últimos anos, assumiu o nome de “Evangeli-já”, uma vez que quer chamar a atenção dos cristãos para a necessidade e urgência da propagação da fé.
Inspirada pelo lema “Jesus está no meio de nós”, a CE 2016 irá destinar os recursos aos âmbitos diocesano (45%), regional (20%) e nacional (35%). Presidente da Comissão Episcopal da Campanha para a Evangelização da CNBB, dom Gregório Paixão explica que a intenção da iniciativa é mostrar Jesus às pessoas. “Essa Campanha da Evangelização não é apenas aquilo que vem para a CNBB, mas também para preparar mais facilmente missionários para levar Jesus ao coração da humanidade.”
O cartaz convida à reflexão do dinamismo evangelizador que nasce da experiência que nasce da comunidade de fé ao contemplar no menino Jesus, o Deus conosco. “Nele, o Papa Francisco nos convida a enxergar além do que vemos, percebendo as necessidades materiais e espirituais dos filhos e das filhas da Igreja. Isso, contudo, só será possível se nos abrirmos à compreensão do ‘Emanuel’ anunciado pelo evangelista Mateus”, motiva o texto da CE.