O que é a coroa do Advento?

20161204_094657.jpgEstamos no Advento, a alegre espera do Senhor que vem ao encontro da humanidade. O nascimento de Cristo mostra o abaixamento, isto é, a misericórdia de Deus para com seu povo, que estava afastado de seu amor. Jesus nasce como esperança de mudança e libertação. O povo, no entanto, não compreendia que a libertação proposta pelo Filho não era, diretamente, a do poder político. O Menino Deus ensina que a humildade e a misericórdia são o caminho para a busca e construção do Reino de Deus.

Um dos sinais de que o Natal vem chegando é a montagem da coroa do Advento. Muitos, no entanto, não sabem o que ela significa. A Paróquia Santa Catarina foi em busca do significado. Confira!

Desde a sua origem a coroa do Advento possui um sentido especificamente religioso e cristão: anunciar a chegada do Natal, preparar-se para a celebração nascimento de Cristo, suscitar a oração em comum, mostrar que Jesus é a verdadeira luz, o Deus da Vida que nasce para a vida do mundo. O lugar mais natural para o seu uso é em casa, junto da família. As igrejas dispõem deste símbolo para lembrar a caminhada de preparação e da necessidade da conversão, de recomeçar. Nas comunidades, em cada domingo do Advento se acende uma vela. Além da coroa como tal com as velas, é uso antigo pendurar uma coroa (guirlanda), neste caso sem velas, na porta da casa.

Pelo fato de se tratar de uma linguagem simbólica, a coroa do Advento e seus elementos podem ser interpretados de diversas formas. Desde a sua origem ela possui um forte apelo de compromisso social, de promoção e cuidado com a vida. Podemos dizer que ela constitui um hino à natureza que se renova, à luz que vence as trevas, um hino a Cristo. É, um hino à vida que brota da verdadeira Vida. Sua mensagem é percebida a partir do simbolismo de cada um de seus elementos.

O Círculo

A coroa tem a forma de círculo, símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. O círculo indica o sol no seu ciclo anual, sua plenitude sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para os cristãos este sol é símbolo de Cristo.

Os ramos verdes

Os ramos verdes que enfeitam o círculo costumam ser de ciprestes. É um símbolo dos países nórdicos, como a Alemanha. É, pois, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte. Para ornar a coroa usam-se também laços de fitas vermelhas ou rosas, símbolo do amor de Jesus Cristo que se torna homem, símbolo da sua vitória sobre a morte através da sua entrega por amor.

As velas

As quatro velas indicam as quatro semanas do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a cruz de Cristo, o Sol da Salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas. O ato de acender gradativamente as velas significa a progressiva aproximação do nascimento de Jesus, a progressiva vitória da luz sobre as trevas.

 

Existem diferentes tradições sobre os significados das velas. Uma bastante difundida:

A primeira vela é do profeta;

A segunda vela é de Belém;

A terceira vela é dos pastores;

A quarta vela é dos anjos.

 

Outra tradição vê nas quatro velas as grandes fases da História da Salvação até a chegada de Cristo. Assim:

A primeira é a vela do perdão concedido a Adão e Eva, que de mortais se tornarão seres viventes em Deus;

A segunda é a vela da fé dos patriarcas que creem na promessa da Terra Prometida;

A terceira é a vela da alegria de Davi pela sua descendência;

A quarta é a vela do ensinamento dos profetas que anunciam a justiça e a paz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s