Festa de Santa Catarina movimentou comunidade

IMG_1009.JPG

Em três dias de comemoração, mais de duas mil pessoas participaram da 52ª edição da Festa em honra a Santa Catarina, no bairro caxiense de mesmo nome. Iniciada na sexta-feira 25, quando a Igreja celebrou a memória de Santa Catarina de Alexandria, a programação contou com missa presidida pelo Pe. Júlio Giordani, às 16h. No mesmo dia, às 20h, as lideranças das comunidades que compõe a Paróquia fizeram carreatas e trouxeram as imagens dos seus padroeiros ao Salão Paroquial Santa Catarina. Na ocasião, mais de 600 pessoas participaram da celebração, presidida pelo padre Elton Aristides.

No entanto, as celebrações à Santa Catarina se iniciaram no dia 11 de novembro, com a visita da imagem da padroeira às comunidades. Junto ao ícone local, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida também visitou as igrejas vizinhas. Celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul, a diocese de Caxias do Sul recebe, desde julho de 2015, a peregrinação de uma imagem fac-símile que fora doada pelo Santuário Nacional.IMG_0947.JPG

No domingo, 27 de novembro, mais de 200 pessoas participaram da missa festiva, na igreja Santa Catarina. Logo após, as imagens de Santa Catarina e de Nossa Senhora Aparecida seguiram em procissão motorizada pelas ruas do bairro. Uma longa fila de veículos se formou para receber a bênção, junto à Escola Santa Catarina. A carreata foi precedida pela banda marcial da escola.

O almoço de confraternização, servido no Salão Paroquial, reuniu mais de 650 pessoas. Para compor o tradicional cardápio colonial, voluntários e voluntárias se juntaram, na quinta-feira 24, para confeccionar os agnolinis. O pároco da Paróquia Santa Catarina, padre Renato Ariotti, agradeceu às diversas equipes que trabalharam para o bom andamento da Festa. “Desejamos que as bênçãos de Deus recaiam sobre os festeiros, equipe administrativa, grupos de liturgIMG_0849.JPGia, cantos, equipe do salão, enfim, todos os que participaram da nossa Festa em honra a Santa Catarina”.

Em sua homilia na missa festiva, Renato lembrou que tanto Santa Catarina de Alexandria, quanto Nossa Senhora Aparecida, que visitou a Paróquia, são importantes, mas não são o fundamento. “Elas não são deusas. São pessoas que foram discípulas. Elas não estão no centro. Quem deve estar no centro é Jesus e elas nos apontam para Ele”, concluiu.

Ainda no domingo 27, uma carreata entregou a Imagem Peregrina à Paróquia Imaculada Conceição – Capuchinhos. Às 19h o bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni encerrou as festividades com a missa de início de sua visita pastoral à Paróquia Santa Catarina. A 52ª edição da festa teve como lema: “Somos comunidade que vive a misericórdia e a paz!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s