Em três dias de comemoração, mais de duas mil pessoas participaram da 52ª edição da Festa em honra a Santa Catarina, no bairro caxiense de mesmo nome. Iniciada na sexta-feira 25, quando a Igreja celebrou a memória de Santa Catarina de Alexandria, a programação contou com missa presidida pelo Pe. Júlio Giordani, às 16h. No mesmo dia, às 20h, as lideranças das comunidades que compõe a Paróquia fizeram carreatas e trouxeram as imagens dos seus padroeiros ao Salão Paroquial Santa Catarina. Na ocasião, mais de 600 pessoas participaram da celebração, presidida pelo padre Elton Aristides.
No entanto, as celebrações à Santa Catarina se iniciaram no dia 11 de novembro, com a visita da imagem da padroeira às comunidades. Junto ao ícone local, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida também visitou as igrejas vizinhas. Celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul, a diocese de Caxias do Sul recebe, desde julho de 2015, a peregrinação de uma imagem fac-símile que fora doada pelo Santuário Nacional.
No domingo, 27 de novembro, mais de 200 pessoas participaram da missa festiva, na igreja Santa Catarina. Logo após, as imagens de Santa Catarina e de Nossa Senhora Aparecida seguiram em procissão motorizada pelas ruas do bairro. Uma longa fila de veículos se formou para receber a bênção, junto à Escola Santa Catarina. A carreata foi precedida pela banda marcial da escola.
O almoço de confraternização, servido no Salão Paroquial, reuniu mais de 650 pessoas. Para compor o tradicional cardápio colonial, voluntários e voluntárias se juntaram, na quinta-feira 24, para confeccionar os agnolinis. O pároco da Paróquia Santa Catarina, padre Renato Ariotti, agradeceu às diversas equipes que trabalharam para o bom andamento da Festa. “Desejamos que as bênçãos de Deus recaiam sobre os festeiros, equipe administrativa, grupos de liturgia, cantos, equipe do salão, enfim, todos os que participaram da nossa Festa em honra a Santa Catarina”.
Em sua homilia na missa festiva, Renato lembrou que tanto Santa Catarina de Alexandria, quanto Nossa Senhora Aparecida, que visitou a Paróquia, são importantes, mas não são o fundamento. “Elas não são deusas. São pessoas que foram discípulas. Elas não estão no centro. Quem deve estar no centro é Jesus e elas nos apontam para Ele”, concluiu.
Ainda no domingo 27, uma carreata entregou a Imagem Peregrina à Paróquia Imaculada Conceição – Capuchinhos. Às 19h o bispo diocesano de Caxias do Sul, dom Alessandro Ruffinoni encerrou as festividades com a missa de início de sua visita pastoral à Paróquia Santa Catarina. A 52ª edição da festa teve como lema: “Somos comunidade que vive a misericórdia e a paz!”