É hora de celebrar Santa Catarina

Felipe Padilha - RUAH COMUNICAÇÃO 7.JPGA Paróquia Santa Catarina irá celebrar a grandiosa festa de sua Padroeira, no próximo final de semana, de 25 a 27 de novembro. Com o lema: “Somos comunidade que vive a misericórdia e a paz”, a programação teve início na sexta-feira, 11 de novembro e seguiu até a noite de segunda-feira 21, com a visita da imagem de Santa Catarina e da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul, a Diocese de Caxias do Sul recebe, desde julho de 2015, a peregrinação de uma imagem fac-símile que fora doada pelo Santuário Nacional. A visita aconteceu nas dez comunidades que compõe a Paróquia e segue até o dia 27 de novembro, na igreja matriz.

Na quinta 24, às 8h, um grupo de voluntárias irá confeccionar os agnolinis para o almoço de confraternização, no Salão Paroquial. Já na sexta-feira, 25 de novembro, dia em que a Igreja recorda a memória de Santa Catarina de Alexandria, a igreja matriz estará aberta a partir das 9h.

A programação do dia de Santa Catarina terá celebração, com a participação dos alunos da Escola Santa Catarina e bênção da saúde, às 16h. No mesmo dia, às 20h, haverá Missa no Salão Paroquial com a presença dos padroeiros e lideranças das comunidades. A celebração será presidida pelo padre Elton Marcelo Aristides, ordenado no último dia 13.

O ponto alto das celebrações será no domingo 27. Às 10h, será celebrada Missa festiva, seguida de procissão motorizada e a pé e bênção aos veículos. A carreata terá à frente a Banda Marcial da Escola Estadual Santa Catarina. Ao meio-dia, no Salão Paroquial, será servido o almoço de confraternização. Os ingressos, ao valor de R$ 45, trazem como cardápio sopa de agnolini, carne lessa, pien, risoto, maionese, saladas, galeto, churrasco, carne de porco, pão, vinho, refrigerante e café com biscoito.

Ainda no domingo, às 19h, a Missa será presidida por Dom Alessandro Ruffinoni. A celebração dará início à visita pastoral do bispo à Paróquia. O pároco, padre Renato Ariotti, lembra que a festa de Santa Catarina, antigamente, envolvia a cidade toda. Por isso, convida os caxienses a celebrarem a devoção à Santa Catarina e visitar a Imagem de Aparecida. “Somos comunidade que vive a paz e a misericórdia, por isso celebremos com amor esse período especial da festa. Além disso, temos a graça de receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora. Ela sempre, como Santa Catarina, nos aponta para Jesus, o Caminho, Verdade e Vida.”

A Paróquia Santa Catarina foi criada em 25 de março de 1954, por Dom Benedito Zorzi. A escolha da Santa de Alexandria como padroeira se deve ao fato de que, nos primórdios do bairro, havia moinhos, lanifícios e outras empresas de grande porte instaladas na localidade. Trabalhavam, sobretudo, com rodas e engrenagens. A devoção à mártir era muito popular na Itália e em diversos países europeus.

O ano de 2016 também foi significativo em relação à igreja, que data de 1930. O templo passou por uma reforma geral, com a pintura interna, iluminação e restauro completo dos móveis do altar. Ele foi construído em substituição ao pequeno oratório de madeira que reunia os fiéis. Sua inauguração aconteceu em 21 de julho de 1930.

Felipe Padilha - RUAH COMUNICAÇÃO 2.JPG

 Confira a programação da Festa em honra a Santa Catarina e visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

25 de novembro – sexta-feira

A partir das 09h, a igreja Santa Catarina estará aberta

16h – Missa com a presença dos alunos da Escola Santa Catarina e bênção da saúde

20h – Missa com a presença dos padroeiros e lideranças das comunidades, no Salão Paroquial. A celebração será presidida pelo padre Elton Aristides

27 de novembro – domingo

10h – Missa Festiva seguida de procissão motorizada e a pé

12h15 – Almoço de confraternização

19h – Missa presidida por dom Alessandro Ruffinoni pelo início de sua visita pastoral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s