Vai fazer o Enem? Então se liga nessas 10 dicas

enem-2016.jpgNo próximo final de semana, dias 05 e 06 de novembro, mais de 09 milhões de brasileiros irão realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente em Caxias do Sul, são mais de 14 mil em oito locais. Em ambos os dias, nas regiões Sul e Sudeste, os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. O avaliação terá início às 13h30.

No primeiro dia, sábado, serão aplicadas 90 questões relacionadas às Ciências Humanas e da Natureza, sendo 45 para cada uma das áreas. No segundo dia serão realizadas as provas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira, além da redação. Essa última, por sua vez, deve ser um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores. O participante deve desenvolver uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

Sites especializados na preparação de alunos para o exame indicam 13 prováveis assuntos que possam ser utilizados. Entre eles estão a falta de recursos hídricos, as manifestações políticas, o preconceito racial e o conceito de família. O tema, no entanto, só será descoberto no domingo. Para ajudar esses mais de 14 mil caxienses que prestarão o exame, a Paróquia Santa Catarina preparou dez dicas que podem fazer a diferença diante dessa maratona de dez horas de prova. Confira e compartilhe!

Na sexta-feira 04 de novembro, às 19h, na página da Paróquia Santa Catarina no Facebook, o pároco, padre Renato Ariotti, concederá uma bênção especial – AO VIVO. Para acessar a página CLIQUE AQUI.

1 – Desacelere os estudos

giphy (2).gif

Não adianta o estudante querer revisar todo o conteúdo do ensino médio nos dias que antecedem a prova. Isso não quer dizer que o candidato não precise estudar nada, mas ele precisa de descanso. A prova do Enem é muito cansativa, muito longa, requer muito preparo físico e psicológico dos alunos.

2 – Pratique exercícios físicos

giphy (3).gif

Pratique atividades físicas e aquilo que lhe deixe tranquilo. O estudante precisa garantir boas horas de sono, boa alimentação, atividade físicas, manter a rotina e buscar atividades que tragam certo conforto como assistir a um filme e tentar relaxar um pouco mais.

3 – Dê atenção especial à alimentação

giphy (4).gif

Ter uma boa alimentação nos dias anteriores à prova deixa a pessoa mais concentrada e disposta a colocar em prática o que foi estudado durante o ano. Comer bem significa comer a quantidade suficiente (nem muito, nem pouco) dos alimentos corretos. A dica é comer um almoço balanceado e leve, e na prova ter água e alguma fonte de carboidrato disponível.

4 – Durma e descanse nos dias anteriores

giphy-5

Assim como ocorre com a alimentação, o sono é essencial para garantir que o corpo esteja pronto para enfrentar a maratona de questões. Por isso, a recomendação é dormir cedo e controlar a ansiedade, sobretudo no dia anterior para garantir uma boa noite de sono.

5 – Crie uma estratégia para a prova

giphy (6).gif

Começar uma prova com uma estratégia pronta ajuda na otimização do tempo, e ainda oferece uma calma bem-vinda para esse momento estressante. Em casa, planeje a ordem em que as matérias serão feitas de acordo com o nível de poder cerebral que elas exigem de você e a quantidade de energia disponível em cada momento da prova.

O ideal é que a prova seja iniciada com uma matéria na qual se tem facilidade, mas que não é a favorita. Assim, a prova começa de uma forma motivada, sem correr o risco de entrar em pânico se não souber uma questão numa matéria que considera fácil. No início da prova, evite matérias que pesam na interpretação, como português. Depois, alterne matérias fáceis e difíceis, e se possível, conteúdos que exigem contas com conteúdos que exigem interpretação.

Não perca tempo com questões difíceis. Se não souber, marque a questão e passe para a próxima. Somente no final da prova,volte para elas.

6 – Dedique tempo à redação

giphy (7).gif

Uma boa tática é ler o tema da redação logo no início da prova, rascunhar algumas ideias, e começar a resolver as questões. Durante a resolução da prova, o cérebro vai pensando em novas ideias para a redação. Na última hora, ou 45 minutos, organize as ideias e comece a redigir a redação.

7 – Vista roupas leves e confortáveis

enem.jpg

Juntas, as provas de ambos os dias têm duração de 10 horas. Portanto, use roupas que lhe permitam uma situação confortável. Dê preferência às roupas leves, largas e observe o clima de sua cidade.

8 – Tenha água e algum alimento consigo

ramazanda-kilo-almamanin-20-yolu-ramazan-kilo-1373867.jpg

Além de um almoço balanceado e leve, vale a dica de levar consigo uma garrafa de água e alguma fonte de carboidrato, como as barrinhas de cereal, por exemplo.

LEMBRE-SE: a garrafa tem de ser transparente e sem rótulo.

9 – Não esqueça dos documentos e da caneta. Cuide-se com os horários

61739.jpg

Para a realização das provas, não esqueça de levar a carta confirmação e um documento original com foto. Sem eles, será impossível realizar a prova.

IMPORTANTE: porte consigo uma caneta esferográfica de cor PRETA, composta de material transparente. Outras cores de tinta podem comprometer a leitura do cartão-resposta.

IMPORTANTÍSSIMO: Atente-se aos horários. Depois das 13h ninguém mais poderá entrar nas salas.

10 – Mantenha a calmagiphy (8).gif

A última dica, e talvez mais importante, é a calma. Manter-se sereno, calmo, sem sustos é muito importante. Com essa virtude, grande parte do sucesso está garantido.

Tenha uma ótima prova, que Deus lhe abençoe e o Espírito Santo ilumine seu entendimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s