Paróquia prepara Festa de Santa Catarina

img_1569A Paróquia Santa Catarina está às portas de celebrar a grandiosa festa de sua Padroeira. Com o lema: “Somos comunidade que vive a misericórdia e a paz”, a programação terá início no próximo dia 11 de novembro, sexta-feira. Na ocasião, a comunidade Santa Terezinha irá receber a visita da imagem de Santa Catarina e da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul, a Diocese de Caxias do Sul recebe, desde julho de 2015, a peregrinação de uma imagem fac-símile que fora doada pelo Santuário Nacional. A visita acontecerá nas onze comunidades que compõe a Paróquia, até o dia 27 de novembro.

Ainda na quinta 24, às 8h, um grupo de voluntárias irá confeccionar os agnolinis para o almoço de confraternização, no Salão Paroquial. Já na sexta-feira, 25 de novembro, dia em que a Igreja recorda a memória de Santa Catarina de Alexandria, a igreja matriz estará aberta a partir das 9h.

Às 16h será celebrada a Eucaristia, com a participação dos alunos da Escola Santa Catarina e bênção da saúde. No mesmo dia, às 20h, haverá Missa no Salão Paroquial com a presença dos padroeiros e lideranças das comunidades. A celebração será presidida pelo padre Elton Marcelo Aristides, que fez estágio nas comunidades da Paróquia ainda quando seminarista. Elton será ordenado padre em Bento Gonçalves no domingo, 13 de novembro.

O ponto alto das celebrações, no entanto, será no domingo 27. Às 10h, será celebrada Missa festiva, seguida de procissão motorizada e a pé com as imagens e bênção aos veículos. A carreata terá à frente a Banda Marcial da Escola Estadual Santa Catarina. Ao meio-dia, no Salão Paroquial, será servido o almoço de confraternização. Os ingressos, ao valor de R$ 45, trazem como cardápio sopa de agnolini, carne lessa, pien, risoto, maionese, saladas, galeto, churrasco, carne de porco, pão, vinho, refrigerante e café com biscoito.

Ainda no domingo, às 19h, a Missa será presidida por Dom Alessandro Ruffinoni. A celebração dará início à visita pastoral do bispo à Paróquia. O pároco, padre Renato Ariotti, lembra que a festa de Santa Catarina, antigamente, envolvia a cidade toda. Por isso, convida os caxienses a celebrarem a devoção à Santa Catarina e visitar a Imagem de Aparecida. “Somos comunidade que vive a paz e a misericórdia, por isso celebremos com amor esse período especial da festa. Além disso, temos a graça de receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora. Ela sempre, como Santa Catarina, nos aponta para Jesus, o Caminho, Verdade e Vida.”

IMG_1496.JPG

A Paróquia Santa Catarina foi criada em 25 de março de 1954, por Dom Benedito Zorzi. A escolha da Santa de Alexandria como padroeira se deve ao fato de que, nos primórdios do bairro, havia moinhos, lanifícios e outras empresas de grande porte instaladas na localidade. Trabalhavam, sobretudo, com rodas e engrenagens. A devoção à mártir era muito popular na Itália e em diversos países europeus.

O ano de 2016 também foi significativo em relação à igreja, que data de 1930. O templo passou por uma reforma geral, com a pintura interna, iluminação e restauro completo dos móveis do altar. Ele foi construído em substituição ao pequeno oratório de madeira que reunia os fiéis. Sua inauguração aconteceu em 21 de julho de 1930.

 

Confira a programação de visita da imagem de Santa Catarina e da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida

 

11 de novembro – sexta-feira

19h30 – Comunidade Santa Terezinha – Tijuca

12 de novembro – sábado

16h – Comunidade Nossa Senhora da Paz – Marechal Floriano

18h – Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Jardim Itália/Cohab

19h30 – Comunidade Nossa Senhora de Monte Bérico

13 de novembro – domingo

08h30 – Comunidade São Giácomo – Linha Palmeiro

20h – Comunidade Santa Lúcia

 

15 de novembro – terça-feira

20h – Comunidade Nossa Senhora das Neves – Linha 40

 

19 de novembro – sábado

19h30 – Comunidade São João Batista – Loteamento Altos do Seminário

20 de novembro – domingo

09h30 – Comunidade São José – Linha 30

21 de novembro – segunda-feira

20h – Comunidade Nossa Senhora da Saúde

 

25 de novembro – sexta-feira

A partir das 09h, a igreja Santa Catarina estará aberta

16h – Missa com a presença dos alunos da Escola Santa Catarina e bênção da saúde

20h – Missa com a presença dos padroeiros e lideranças das comunidades, no Salão Paroquial. A celebração será presidida pelo padre Elton Aristides

27 de novembro – domingo

10h – Missa Festiva seguida de procissão motorizada e a pé

12h15 – Almoço de confraternização

19h – Missa presidida por dom Alessandro Ruffinoni pelo início de sua visita pastoral

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s