02 de fevereiro: dia da bênção das velas? O que isso significa?

velas

Fevereiro, por excelência, é um mês cheio de atividades e festas litúrgicas. Já em seu início, no dia 02, celebramos a Festa da Apresentação do Senhor no Templo. No dia 03, a memória de São Brás, bispo e mártir, invocado como padroeiro contra os males da garganta. E, neste ano, no dia 10 iniciaremos a Quaresma, nossa caminhada para a Páscoa.

No entanto, sempre quando iniciamos o segundo, e mais curto mês de cada ano, as Missas possuem um momento tão belo e significativo: além da bênção da garganta por intercessão de São Brás, há a bênção das velas. Mas por que abençoamos as velas?

Juntamente com a Festa da Apresentação do Senhor e da Purificação de Maria (a purificação da mulher, pós parto, acontecia 40 dias após o nascimento do bebê menino), a Igreja celebra, no mundo todo, a Festa de Nossa Senhora da Candelária, da Luz, das Candeias, do Bom Sucesso, da Purificação e dos Navegantes.

Tendo presente a realidade de Maria, mãe pura e bela, mãe da verdadeira Luz, é um costume antiguíssimo da Igreja, que sejam abençoadas as velas e que elas sejam distribuídas ao povo.

Qual o significado da vela? Retomando o texto de Mateus, no capítulo 5, em que Jesus proclama que seus seguidores são o sal da terra e a luz do mundo, Ele recorda que o sal tem a função de dar gosto e a vela, de iluminar, de dissipar as trevas. A vela, juntamente com o sal, com água benta, com o crucifixo, o escapulário e demais costumes da piedade popular, como a via-sacra, são o chamados “SACRAMENTAIS”.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que os Sacramentais, por sua vez, “sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos sacramentos  e santificar as diferentes circunstâncias da vida” (CIC n. 1677).

São João Paulo II dizia, em uma de suas homilias: “Hoje também nós, com as velas acesas, vamos ao encontro d’Aquele que é “a Luz do mundo” e acolhemo-l’O na sua Igreja com todo o impulso da nossa fé batismal.”

Portanto, as velas abençoadas no dia 02 de fevereiro, têm um caráter de história, mas também de fé. Logo iniciaremos a Quaresma, que tal você acender as velas abençoadas durante o período em que Igreja pede que sejamos penitentes, orantes e caridosos? Que tal utilizar essas velas como combustível para a missão de propagar e viver as Obras de Misericórdia?

Por Felipe Michelon Padilha

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s